Carros brasileiros são seguros? Confira os resultados dos principais modelos nos testes da Latin NCAP

Carros brasileiros são seguros? Confira os resultados dos principais modelos nos testes da Latin NCAP

a América Latina e o Caribe —, que realiza testes de colisão em veículos, para que os consumidores tenham acesso à informações precisas sobre a segurança de cada um deles. Os testes da Latin NACP funcionam da seguinte forma: alguns modelos selecionados são enviados à um laboratório alemão e são submetidos à uma colisão frontal; depois, são medidas as lesões ocasionadas pela colisão em dois bonecos especiais implantados dentro do veiculo e os danos causados no próprio carro também são avaliados. No final, é dada uma nota que vai de zero a cinco estrelas.

Comprou um carro recentemente e não sabe se ele é realmente seguro? Está pensando em comprar um veículo e não tem ideia de como saber se ele atende às especificações de segurança? Leia o nosso artigo e confira os resultados dos principais modelos nos testes da Latin NCAP!

Os carros que não passaram

Infelizmente, de acordo com os números da Fenabrave — Federação dos Distribuidores de Veículos — metade dos veículos mais vendidos no Brasil não passou nesse teste, como a picape Strada, líder no seguimento de comerciais leves, e os modelos Ka, Fox, Prisma e Siena, que não foram avaliados. No que diz respeito aos carros brasileiros, a avaliação também não foi muito positiva. Entre os testados, houve poucas notas máximas e muitas notas zero.

Motivos para a reprovação dos veículos

Esse alto índice de reprovação pode ser reflexo do atraso na implantação de alguns itens de segurança, como freios ABS e Air Bags — todos o carros sem Air Bag tiraram notas muito baixas. No Brasil, esses itens foram incorporados aos automóveis há pouquíssimo tempo, já na Europa e nos Estados Unidos, esses sistemas são obrigatórios há várias décadas.

Resultados do teste para os carros mais vendidos no Brasil

FIAT PALIO

  • 3 estrelas para proteção de adultos e 2 estrelas para proteção de crianças;
  • Os testes realizado no Fiat Palio podem ser aplicados aos modelos Strada e Siena, pois possuem a mesma plataforma;
  • O motorista e o acompanhante receberam boa proteção na cabeça e no pescoço no impacto frontal. No entanto, foram detectadas estruturas perigosas na região do painel que poderiam causar lesões nos membros inferiores, sobretudo nos joelhos;
  • O Sistema de Retenção Infantil — SRI — para crianças de até três anos conseguiu reter bem o deslocamento excessivo no impacto, evitando lesões no peito e no pescoço. Porém, a maioria dos SRIs para instalação foram reprovados.

CHEVROLET ÔNIX

  • 3 estrelas para proteção de adultos e 2 estrelas para proteção de crianças;
  • Os resultados deste teste também podem ser aplicados ao Prisma, pois possuem a mesma plataforma;
  • Assim como no Pálio, a cabeça e o pescoço do motorista e do acompanhante receberam boa proteção no impacto, mas a região do tórax e os membros inferiores receberam pouca proteção. O assoalho se abriu durante impacto, apresentando risco de ferimentos;
  • A cadeirinha infantil para crianças de até três anos não conseguiu evitar um deslocamento excessivo, podendo ocasionar lesões na cabeça e no tórax. Os SRIs avaliados não apresentaram problemas.

HYUNDAY HB20

  • 4 estrelas para proteção de adultos e 3 estrelas para proteção de crianças;
  • A cabeça e o pescoço do motorista e do acompanhante foram bem protegidos e os sistemas de retenção também funcionaram adequadamente, protegendo o tórax dos passageiros e do motorista. Os mecanismos de proteção dos membros inferiores foram considerados aceitáveis;
  • O assoalho sofreu pouca deformação e a carroceria foi considerada estável e capaz de suportar grandes cargas.

VOLKSWAGEN GOL

  • 3 estrelas para proteção de adultos e 2 estrelas para proteção de crianças;
  • Os Air Bags dianteiros ofereceram boa proteção para a cabeça e pescoço do motorista e do acompanhante, mas a região do tórax e dos membros inferiores foi considerada moderada;
  • O desempenho dinâmico da retenção infantil foi adequado, mas os sistemas de cintos de segurança eram incompatíveis com as cadeirinhas indicadas e as instruções para instalação eram insuficientes.

FIAT UNO

  • 1 estrela para proteção de adultos e 2 estrelas para proteção de crianças;
  • A avaliação do Uno foi ruim devido à pouquíssima proteção da cabeça do motorista, que colide com muita força no voltante e à baixa proteção na região do tórax. Tanto o condutor quanto os passageiros receberam pouca proteção nos membros inferiores por causa de estruturas rígidas no painel e pela abertura no assoalho;
  • O desempenho dos sistemas de segurança para crianças de até três anos foi considerado de adequado a fraco e as cadeirinas são incompatíveis com os cintos de segurança.

VOLKSWAGEN UP

  • 5 estrelas para proteção de adultos e 4 estrelas para proteção de crianças;
  • As estruturas de segurança ofereceram boa proteção na cabeça, no pescoço e no tórax do motorista e do acompanhante. Com relação aos joelhos e membros inferiores, a proteção foi considerada aceitável;
  • A carroceria foi considerada estável e com capacidade de considerar grandes cargas. O modelo passou no teste de colisão frontal;
  • As cadeirinhas infantis para crianças de até três anos foram capazes de evitar deslocamento excessivo garantindo uma boa proteção. As instruções para instalação das cadeirinha foram consideradas aceitáveis.

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Existe um órgão chamado Latin NCAP — Programa de Avaliação de Veículos Novos para

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

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