As 5 melhores dicas para dirigir à noite em viagem

As 5 melhores dicas para dirigir à noite em viagem

Conhecer novas cidades e fazer viagens com as pessoas que amamos é sempre uma boa opção para fugir um pouco do estresse do dia a dia. Dentro desse contexto, muita gente ama cumprir os trajetos de carro no período noturno. Mas, para fazer isso com segurança, é fundamental conhecer as melhores dicas para dirigir à noite.

Sabemos que nossas estradas, em linhas gerais, não oferecem as condições mais adequadas para que os automóveis rodem — especialmente em situações adversas de luminosidade.

Confira o conteúdo que preparamos a seguir e descubra como fazer isso de maneira dirigir à noite com segurança e tranquilidade!

  1. Durma bem na noite anterior

O primeiro passo para viajar à noite sem problemas é dormir bem na noite anterior. Afinal, pouco adianta que o veículo esteja em perfeitas condições de rodar se o próprio motorista não está, não é verdade? Sendo assim, procure deixar a ansiedade de lado e descanse em torno de oito horas seguidas.

  1. Faça um bom check-up

Fazer um bom check-up é muito importante para viajar à noite, especialmente se o seu carro for usado e já possuir uma certa rodagem. Considerando que você estará circulando em condições nas quais a luminosidade não é das melhores, é indispensável fazer uma boa revisão nos faróis e setas, por exemplo.

Dê uma olhada nos pneus, para ter a certeza de que eles não estão carecas e nem apresentam falhas ou bolhas. Capriche na calibragem, de acordo com as orientações do fabricante. O vidro do para-brisa também precisa estar limpo por dentro e por fora, para melhorar a sua visibilidade.

  1. Não abuse do farol alto

Mesmo que você vá viajar à noite, é importante lembrar de não abusar do farol alto, por mais tentador que isso seja na estrada. Ele pode ofuscar a visão dos outros motoristas que vierem na direção oposta, aumentando os riscos de acidentes graves.

Guarde esse recurso apenas para quando a pista estiver completamente livre e você não dispuser de iluminação auxiliar para ajudar a enxergar a via.

Evite também ligar o pisca-alerta com o carro em movimento, pois ele dá a impressão para os automóveis que vêm atrás de que o seu carro está parando.

  1. Estude o seu trajeto

Outra boa dica para dirigir à noite é estudar o seu trajeto. Isso ajuda a evitar que você erre o caminho — o que certamente é mais perigoso no período noturno.

Além disso, você fica mais preparado para conduzir, uma vez que sabe mais ou menos a distância e tem noção dos pontos nos quais pode parar para reabastecer ou se alimentar.

  1. Esteja com o seguro em dia

Por fim, nunca é demais lembrar que um seguro em dia é imprescindível para dirigir com segurança. Além da própria cobertura, existem outros fatores fundamentais para ter mais tranquilidade, como a assistência técnica em caso de panes e o guincho disponível 24 horas por dia. São vários benefícios que contribuem para uma viagem mais calma.

E agora, pronto para dirigir à noite? Gostou do conteúdo? Então, siga nossos perfis em suas redes sociais e acompanhe nossas publicações!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *