Ar-condicionado: confira os principais cuidados

Ar-condicionado: confira os principais cuidados

O ar-condicionado do carro torna as viagens muito mais agradáveis. Afinal, esse tipo de sistema mantém o ambiente interno confortável, possibilitando transitar com as janelas fechadas. Sem contar que ele também é útil em dias de chuva, já que não deixará o seu vidro ficar embaçado.

Com tantos benefícios, adquirir um veículo com essa tecnologia é essencial hoje em dia. E, como todo componente de um automóvel, ele necessita de algumas manutenções periódicas. Pensando nisso, reunimos, neste post, os principais cuidados com ar-condicionado para garantir que ele sempre funcione e não prejudique a sua saúde, bem como de seus passageiros. Boa leitura!

Sempre higienize o sistema

O processo de higienização do ar-condicionado deve ser feito anualmente. Esse cuidado evita o odor desagradável proveniente do sistema de ventilação.

Muitos motoristas acreditam que essa tarefa só pode ser realizada em uma oficina, mas não se engane! Existem vários produtos e utensílios que permitem que a limpeza seja feita por qualquer pessoa. A propósito, o mais usado é o spray, que é útil para matar bactérias e fungos e deve ser aplicado nas saídas de ventilação e nos filtros.

Contudo, se o cheiro persistir após o procedimento, procure um especialista para que o problema possa ser solucionado da melhor forma.

Troque o filtro do ar-condicionado

Os filtros podem acumular muita sujeira, principalmente se o carro rodar em cidades grandes e estradas de terra. O excesso de impurezas pode até ocasionar problemas respiratórios nos ocupantes.

Os fabricantes recomendam a substituição do filtro a cada 10 mil km rodados. A troca correta evita a proliferação de ácaros, bactérias e fungos. Em casos de persistência de mau cheiro e perda de eficiência, o processo deve ser antecipado.

Utilize o ar-condicionado com frequência

É importante que o ar-condicionado do veículo seja ligado pelo menos uma vez por semana, pois isso faz o gás do sistema circular, lubrificando todos os componentes internos. Isso também evita o ressecamento das tubulações e fissuras que podem causar vazamentos.

Ainda que você não goste de utilizar o ar-condicionado constantemente, não se esqueça de ligá-lo periodicamente apenas para efeito de manutenção do sistema.

Esteja atento a barulhos estranhos

As falhas mecânicas podem prejudicar o sistema e comprometer o bom funcionamento do ar-condicionado. Como exemplo, podemos citar a não lubrificação do compressor e o baixo desempenho das válvulas. Geralmente, esses problemas podem emitir ruídos estranhos.

Ligue o ar no momento certo

Muita gente não sabe, mas acionar o ar-condicionado com o motor acima de 3.000 rpm pode danificar o compressor, diminuindo a eficiência do equipamento.

Se você já estiver com o veículo em movimento, acione a embreagem para minimizar a rotação antes de ligar o ar. No entanto, o ideal é ligá-lo após dar a partida no carro.

Importante! Se o automóvel estiver exposto ao sol por muito tempo, abra as janelas e aguarde alguns minutos, para não “forçar” o sistema a resfriar o ambiente com uma temperatura muito elevada.

Esperamos que os principais cuidados com ar-condicionado mencionados neste texto possam ajudá-lo a conservar esse equipamento tão importante. Para isso, basta colocar essas recomendações em prática!

Se você gostou deste post, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *