Aprenda como desembaçar vidro de carro

Aprenda como desembaçar vidro de carro

O verão chegou e, com ele, os dias chuvosos. Quem dirige sabe que, nesse período, a atenção tem que ser redobrada na pista. É preciso evitar distrações e ter muito cuidado, afinal, na hora de conduzir na pista molhada, qualquer deslize pode proporcionar uma aquaplanagem.

Mas não são só os pneus e freios que merecem atenção quando está chovendo. Os vidros de carro também podem atrapalhar muito o motorista. Afinal, quem nunca teve que recorrer à flanela para desembaçar os vidros de carro, não é mesmo?

Continue a leitura para entender porque os vidros embaçam e como resolver este problema.

Afinal, por que os vidros de carro embaçam?

Os vidros de carro costumam embaçar por causa da diferença de temperatura entre o interior e o exterior do veículo. A chuva deixa a parte de fora mais fria, fazendo com que o vapor de água presente dentro do carro e proveniente da nossa respiração condense e se fixe no vidro.

Para resolver esse problema, o grande trunfo é equilibrar a ventilação interna com o ar externo, evitando que o ar condense. Sabendo disso, fica mais fácil entender porque abrir a janela faz com que os vidros desembacem. Mas como a gente bem sabe, abrir a janela não é a melhor das opções em um dia de chuva, por isso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a resolver esse fenômeno.

Como desembaçar o vidro?

  1. Use o ar-condicionado para trocar o ar de dentro do carro

Uma das técnicas mais conhecidas e utilizadas pelos motoristas é ligar o ar-condicionado. O sistema faz a troca do ar, retirando o ar quente e, consequentemente, diminuindo a umidade dentro do veículo.

Mas fique de olho na manutenção do seu ar-condicionado, há casos em que o sistema passa umidade para dentro do veículo, o que dificulta o processo de desembaçar. Se você não quiser optar por esse recurso ou não tem ar-condicionado no seu carro, não se preocupe. Temos mais algumas dicas para você.

  1. Use o ar quente ou o ar frio para uma solução momentânea

O ar quente e o ar frio podem ser uma solução para te tirar do sufoco, caso você não tenha ar-condicionado. O ar quente espalha as gotas de vapor que se encontram no vidro, facilitando a evaporação. Já o ar frio possibilita que o vidro fique com uma temperatura mais equilibrada com o ambiente externo, evitando o choque térmico que condensa o ar.

O ar frio é um pouco mais demorado de fazer efeito que o quente, e ambas as soluções são temporárias, sendo assim, quando você os desligar, o vidro voltará a embaçar.

  1. Use sabão ou meia batata cortada

Cada motorista tem uma dica infalível para desembaçar o vidro, e essas são algumas delas: passar sabão (em barra ou detergente líquido), assim como uma batata cortada na parte interna do vidro faz com que se crie uma camada protetora, evitando que o vapor d’água entre em contato com o vidro e, assim, não ocorra a condensação.

Essas técnicas, por mais estranhas que possam parecer, ajudam a evitar que o vidro embace, mas é preciso lembrar que elas devem ser feitas um tempo antes de você começar a dirigir e com o vidro ainda normal, caso contrário, você vai deixar o vidro todo sujo, prejudicando ainda mais a sua visão.

E então, gostou das dicas? Se você também tem alguma técnica para desembaçar os vidros de carro, conta para a gente nos comentários.

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *