Antes de viajar de moto, confira estes 6 itens

Antes de viajar de moto, confira estes 6 itens

Para quem ama as motocicletas, sempre é tempo de pegar a estrada para visitar pessoas, realizar passeios ou encarar aventuras. A sensação de liberdade e diversão envolvidas em uma bela viagem de moto é incomparável.

Mas antes de tirar a máquina da garagem, todos sabem que o correto é fazer uma revisão para que problemas com a segurança e com outras dores de cabeça sejam devidamente afastadas, não é? Confira algumas dicas de itens que devem ser verificados para que nada atrapalhe o seu caminho!

Antes de tudo, antecipe os problemas

Para que a revisão seja realizada de forma satisfatória, não a deixe para a última hora. Escolher uma oficina de confiança com o tempo necessário para todas as verificações é uma garantia de que o serviço será bem feito. Isso permite também trafegar alguns dias antes da viagem para conferir se está tudo certo com o veículo e, caso não esteja, você terá tempo para corrigir antes de pegar a estrada.

Arrefecimento

É um item a ser verificado nas motocicletas com resfriamento por água. O nível indicado no tanque, destinado ao líquido de arrefecimento, deve estar completo! Outra questão a ser salientada é que o produto a ser misturado na água, para formar a solução, deve ser a indicada pelo fabricante, no manual do proprietário.

Óleo do motor e filtro de óleo

Importantíssimo para o devido funcionamento do motor, o óleo e o filtro deve sempre estar em dia em relação às trocas. No caso das viagens, o que deve ser considerado é à distância a ser percorrida no trajeto.

Caso ela, somada ao que a moto já percorreu em seu uso diário, ultrapasse o limite de quilometragem indicado para a troca do óleo e do filtro, deve ser substituída antecipadamente. Afinal, prevenir é melhor do que remediar!

Kit de relação

Corrente, pinhão e coroa. São esses três itens que trabalham na tração da motocicleta, transferindo a força do motor até a roda traseira.

Desgaste, falta de lubrificação e folgas na corrente devem ser verificados com bastante atenção antes de qualquer trajeto mais longo! Um diagnóstico preciso desse componente tão importante é imprescindível. Pois é comum que essas peças demandem uma substituição do kit por completo, principalmente em motos com quilometragens mais altas.

Freios

Todo o sistema de frenagem deverá ser analisado! Além das marcações presentes nas pastilhas e a integridade dos discos, o nível do fluído, a manete, o pedal e os cabos deverão ser igualmente verificados.

Sistema elétrico

Não se esqueça de solicitar a verificação dos componentes elétricos, como setas, faróis, luz de freio, luzes espia e, no caso das motocicletas fabricadas mais recentemente, o sistema de injeção eletrônica. Normalmente, verificar a parte elétrica requer o uso de equipamentos especiais.

Agora, imagine você passando por uma pane deste tipo no meio do nada. Desagradável, não? Portanto, atente-se a este item para não deixar qualquer inconveniente do tipo incomodar você no meio da viagem!

Pneus

Atenção ao desgaste dos pneus! Existem indicadores de desgaste entre os sulcos (TWI), que são aqueles frisos desenhados na superfície da roda, que não devem ser tocados pelo asfalto.

Caso contrário, substitua-o. Isso minimiza problemas com pistas molhadas ou possíveis furos.

Garanta a sua segurança realizando a calibragem conforme orienta o manual do proprietário. Além de manter a moto sempre alinhada e balanceada, o que evita inconvenientes relacionados ao equilíbrio quando for pilotar e ao desgaste prematuro dos pneus.

Tem alguma outra orientação ou dúvidas quanto à manutenção da sua moto? Aproveite os comentários e compartilhe com a gente!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *