Álcool ou gasolina: qual é mais econômico para meu veículo?

Álcool ou gasolina: qual é mais econômico para meu veículo?

Desde que foram lançados, os carros movidos à álcool ou gasolina (os famosos flex) ganharam uma parcela enorme do mercado.

Para se ter uma ideia da popularidade desses modelos, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores — ANFAVEA —, até outubro deste ano o licenciamento de veículos bicombustíveis novos, no Brasil, representou 88% do total.

Tais dados demonstram que poder optar por um ou outro combustível representa uma grande vantagem para o consumidor, pois acaba se tornando uma alternativa para economizar em meio às oscilações da economia que, não raras as vezes, acabam por refletir no preço dos combustíveis.

No entanto, ainda é comum os proprietários de carros flex não saberem qual dos combustíveis pode gerar maior economia para o bolso em determinadas situações.

Se você é um deles, não se preocupe! Pensando em ajudar, neste post daremos algumas dicas para você não errar na hora de abastecer seu carro e sempre economizar. Continue lendo e confira!

  1. Faça os cálculos

Basicamente, o que deve ser levado em consideração é a quantidade de quilômetros rodados com o mesmo valor gasto com cada combustível.

Em outras palavras, o você precisa fazer é dividir o valor pago pela quilometragem rodada. Assim, você terá o valor médio gasto por quilômetro e saberá qual combustível tem maior autonomia com o menor custo.

Esse é um dos cálculos mais fáceis de se fazer, pois não há necessidade de ficar avaliando a porcentagem de queima de um combustível em comparação ao outro, nem outros indicadores. Aqui o resultado te mostra rapidamente qual combustível roda mais com o mesmo valor gasto.

Entretanto, se preferir, pode realizar o cálculo mais popular, que é dividir o preço do etanol pelo preço da gasolina. Se obtiver um resultado menor que 0,7, é recomendado abastecer com álcool. Caso contrário, a gasolina passa a ser mais vantajosa.

  1. Saiba qual o perfil de uso do veículo

Cada combustível tem as suas características e especificações. Por isso, pode sofrer alterações de consumo conforme a maneira de utilização do carro, como, por exemplo, se roda mais em cidade ou na estrada.

Nesses casos, as variações podem depender do modelo do veículo. Então, o melhor mesmo é fazer um teste e seguir a dica anterior para não errar na hora de abastecer.

  1. Confira as informações do fabricante

Atualmente o INMETRO é o órgão do governo responsável por certificar a eficiência energética de diversos produtos — e os veículos estão entre eles.

Dessa forma, os veículos são avaliados e recebem uma etiqueta com o resultado, conforme o desempenho apresentado.

Essas informações geralmente são repassadas ao consumidor por meio de um ranking anual que o órgão realiza e também pela própria etiqueta que vem fixada no produto quando da sua compra ou, também, no manual do proprietário.

Nesse contexto, vale a pena consultar o manual do seu veículo para verificar as especificações relativas ao consumo, bem como para saber quais as recomendações da montadora.

Contudo, é importante mencionar que nem sempre os dados lá presentes refletirão a realidade, pois muitos outros fatores podem causar interferência. Por isso, preste atenção!

  1. Fique atento às impressões de outros proprietários

Informar-se com outros proprietários do mesmo modelo do seu veículo também pode ser uma excelente maneira de descobrir qual o combustível mais econômico para ele.

Assim, uma dica é participar de fóruns na internet. Eles são facilmente encontrados e bastante úteis na hora de solucionar algumas dúvidas e impressões sobre o carro — certamente o consumo de combustível está entre os temas mais debatidos.

Por fim, com essas dicas, escolher entre álcool ou gasolina não será mais um problema, já que agora você saberá fazer a escolha mais acertada para o seu veículo.

Se você gostou do texto ou ainda tem alguma dúvida a respeito do assunto, deixe seu comentário abaixo! Será um prazer poder ajudar!

 

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *