Adesivo no carro: o que eu preciso saber?

Adesivo no carro: o que eu preciso saber?

Você já viu aqueles carros de cor preta fosca, parecendo que são feitos de teflon? Colocar adesivo no carro inteiro ou em parte dele é uma forma de tornar o seu veículo único.

O maior desafio do envelopamento é fazê-lo sem deixar bolhas ou dobras na superfície. Confira a seguir os procedimentos para quem quer envelopar o carro e o que a lei brasileira diz sobre o assunto.

Como é feito o procedimento?

Existem duas técnicas de envelopamento: a molhada e a seca. A técnica a seco é mais rápida, porém mais difícil. Ela requer mais cuidado porque o adesivo já cola totalmente nos primeiros segundos.

Em outras palavras: qualquer errinho pode ser fatal, pois o adesivo pode ficar em posição ruim e acabar sendo perdido, ao se tentar tirá-lo. Para não correr esse risco, a técnica molhada é uma opção. Veja como ela é feita:

  • faça marcações usando uma fita métrica ou régua para não colocar o adesivo torto;
  • lave bem a área onde o adesivo vai ficar, tirando gordura, poeira e qualquer outra sujeira que prejudique a colagem perfeita;
  • faça uma solução de água e sabão neutro ou detergente e coloque o líquido em um borrifador;
  • borrife a solução na área onde vai colocar o adesivo e espalhe o líquido com a ajuda de uma esponja. É essa camada líquida que vai ajudar no deslizamento do adesivo, permitindo a sua fixação perfeita;
  • tire a parte de trás do adesivo e borrife por cima da cola, tomando cuidado para não molhar demais;
  • use uma espátula apropriada e ajude com a mão na fixação do adesivo, fazendo movimentos circulares do meio para as extremidades. Os movimentos devem ser suaves para o adesivo não sair da posição;
  • seque com um pano limpo a mistura de água e sabão que sair pelas extremidades do adesivo;
  • molhe bastante o veículo, mas somente com água;
  • espere o veículo secar naturalmente. Você já deve ter visto as pessoas usando secador, mas deixe isso para os profissionais. O calor excessivo pode deformar o adesivo;
  • caso você note alguma bolha, fure-a com um alfinete e refaça os movimentos com a mão e a espátula.

Como adesivar vidro?

O procedimento feito no vidro é mais fácil do que na lataria, além de ser melhor para tirar, sem muitos riscos de estragar a pintura.

Ao colocar adesivo no vidro, tome cuidado para que a visibilidade não seja prejudicada. Faça um teste, prendendo o adesivo provisoriamente na posição desejada e sente-se no banco do motorista.

Melhor ainda é dar uma volta com o carro desse jeito, verificando se o adesivo dificulta a visão dos outros veículos e pedestres.

O que a lei diz sobre adesivo no carro?

A desobediência a qualquer das regras seguintes é caracterizada como infração grave, com multa de R$ 195,23 e retenção do veículo até que seja resolvido o problema:

  • se a cor predominante do veículo mudar por causa do envelopamento, a documentação deve ser alterada. Para que uma cor seja considerada predominante, ela deve ocupar mais de 50% da lataria;
  • propagandas são proibidas para ônibus coletivos, táxis ou qualquer outro veículo que use placa vermelha;
  • adesivos no vidro devem ser do tipo perfurado e com dimensão máxima de 4 metros quadrados.

Se você está pensando em colocar adesivo no carro, confira nossa postagem sobre quando uma customização agrega valor e quando ela dificulta a revenda de um veículo. Boa leitura!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *