Segurança no carro: 9 itens que não podem faltar

Segurança no carro: 9 itens que não podem faltar

segurança no trânsito vem ganhando mais atenção das autoridades brasileiras a cada dia. Apesar disso, o Brasil ainda se encontra muito aquém dos padrões exigidos por outros países, como os Estados Unidos, Japão, França, entre outros.

No entanto, alguns itens de segurança para carro que se tornaram obrigatórios em 2014 por exigência do Detran (como airbags e freios ABS) contribuíram para que essa diferença diminuísse.

Para garantir que você não corra riscos enquanto dirige, destacamos alguns itens muito importantes que não podem faltar no seu carro. Confira!

  1. Isofix

Esse é o atual padrão de fixação de assentos para crianças. Será obrigatório a partir de 2020 e os motoristas já devem estar preparados para o seu uso. Com esse novo sistema, os dispositivos de retenção serão fixados na estrutura do veículo e não mais com os cintos de segurança. Isso garante maior proteção em caso de colisão.

  1. Freios ABS

São itens de segurança para carro muito eficazes na prevenção de acidentes. Tornaram-se obrigatórios para todos os veículos fabricados no Brasil desde 2014, graças às exigências do Detran.

Os freios ABS possibilitam que o carro consiga parar a uma distância menor e ainda impede que o veículo perca o controle em frenagens abruptas.

  1. Extintor de incêndio

extintor de incêndio assegura apagar qualquer princípio de fogo em veículos. No entanto, as autoridades chegaram à conclusão de que, quando utilizados por pessoas despreparadas, o equipamento pode gerar mais riscos do que o próprio incêndio. Por isso, deixou de ser exigido como item obrigatório.

  1. Cinto de segurança

O cinto de segurança comprovadamente salva muitas vidas. Estudos confirmam que seu uso reduz o risco de morte em cerca de 45% nos brancos da frente e em 75% nos traseiros.

Seu uso correto requer ajuste firme ao corpo. Vale lembrar que o cinto deve passar pelo ombro e peito, e nunca pelo pescoço. A faixa inferior deve ser posicionada abaixo do abdômen.

  1. Triângulo de sinalização

O triângulo é um dispositivo de emergência utilizado para sinalização luminosa e refletora. É um equipamento obrigatório em todos os automóveis.

Esse item é utilizado em situações em que o condutor estiver impossibilitado de trafegar, o que ocorre, geralmente, por uma falha mecânica. O dispositivo deve ser colocado em um lugar visível para avisar aos demais condutores que há alguém parado na pista, diminuindo, assim, os riscos de colisão.

  1. Chave de roda e de fenda

Esses itens de segurança são muito importantes em um automóvel, tendo em vista que ninguém está livre de ter um de seus pneus furados ou estourados.

A chave de roda é responsável por remover as porcas da roda do carro e, com a chave de fenda, é possível retirar a calota. A ausência de qualquer um deles caracteriza infração de trânsito gravíssima.

  1. Estepe em boas condições

O pneu reserva, denominado estepe, deve estar equipado em todos os carros. Ele tem que estar em excelente estado para que, em caso de necessidade, substitua um pneu avariado. Não se esqueça de mantê-lo sempre bem calibrado.

  1. Macaco

macaco é uma ferramenta que não pode faltar na troca de pneus e deve estar de acordo com o peso do veículo. O equipamento é utilizado para erguer o carro por meio de uma manivela, possibilitando que a troca seja realizada.

  1. Airbags

Os airbags são acessórios de segurança obrigatórios desde 2014 em todos os carros fabricados no país. São bolsas de ar que, após uma colisão, inflam-se rapidamente e protegem os ocupantes de um choque.

De acordo com a lei, é obrigatória a instalação de uma bolsa frontal dupla. No entanto, outros tipos mais completos são encontrados no mercado com a finalidade de aumentar a sua eficácia.

Esses são apenas alguns dos itens de segurança para carro que protegem os condutores e não podem faltar no seu veículo. Mesmo que alguns deles não sejam obrigatórios, são formas de garantir uma segurança a mais no trânsito!

Você gostou deste post? Lembrou-se de outros acessórios de segurança que também são importantes? Então deixe um comentário e expresse sua opinião sobre o assunto!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Posts Relacionados

Nenhum post foi encontrado.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *