6 dicas para evitar roubos de carro

6 dicas para evitar roubos de carro

Muitas vezes, o roubo de um carro é uma situação que acontece de forma aleatória e não planejada. O ladrão de veículos não tem como praxe “perseguir” a vítima até ocorrer o roubo, mas ele o faz baseado em uma oportunidade, em ver que o risco de ser detido é muito pequeno ou nulo.

É importante, neste texto, destacar não apenas as dicas relacionadas a roubo, mas também a furto, que ocorrem com muita frequência. Essa situação pode ocorrer com qualquer pessoa, independente de classe social ou valor do veículo.

Deseja evitar roubos de carro? Leia o nosso artigo de hoje!

Trancar

Parece uma dica óbvia, mas às vezes, trancar o carro passa “batido” pelos seus proprietários. Muitos ladrões de “oportunidade” passam por ruas com pouco movimento,  apertando as maçanetas de cada carro que esteja parado para verificar se estão realmente fechados. Quanto mais tempo um bandido tem, mais observará toda a cena para tirar proveito da melhor forma possível.

Conferir o carro trancado

São poucas as pessoas que conferem se o carro está realmente trancado depois de apertar o botão do alarme e o motivo para isso é simples: o veículo nem sempre está. Alguns ladrões são abusados ao ponto de disporem de um dispositivo que anula a tranca automática das portas, deixando o carro destravado sem o proprietário sequer sonhar com isso. Assim, confira sempre.

Não mostrar o que tem

Nunca deixe objetos, valiosos ou não, à vista. Uma mochila, mesmo que esteja vazia, é compreendida como uma oportunidade para furto.

Movimentar

Quanto mais pessoas estiverem em determinado local, mais coibido fica o bandido. Procure estacionar em ambientes com muitas pessoas, isso dificultará a situação para o meliante.

Não dar “mole”

É importante não dar “bobeira”, nem “sorte para o azar”. Não demore para entrar no seu carro. Ao fazer isso, você está dando (muitas) oportunidades para o ladrão.

Converse sempre em ambientes seguros, não deixe para falar com amigos e familiares próximo ao seu carro. Assim, o que seria um furto pode se tornar um sequestro relâmpago.

Também não pense que, ao estar dentro do carro, estará seguro. Com uma arma de fogo, o bandido pode bater no vidro e ameaçar atirar se você não abrir a porta. Está cada dia mais difícil se sentir seguro nas ruas e o seu carro, definitivamente, não aumenta a sua segurança.

Casa

A chegada ou a saída de casa não é momento para “baixar a guarda”. Ao chegar, algum indivíduo pode estar observando o portão eletrônico sendo aberto e “dar o bote”. Ao sair, idem.

São situações como essas que promovem a entrada de bandidos nas casas para roubar mais do que o carro. Fique sempre de olho!

Com atitudes simples, é possível evitar roubos/ furtos de carro e preservar seu patrimônio. Essas dicas reduzirão muito essa possibilidade e, consequentemente, a dor de cabeça de perder algo tão fundamental.

Tem mais conselhos? Compartilhe abaixo para ampliar a discussão sobre o assunto!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Um comentário

  • As dicas são simples e muitas vezes passam batido aos nossos olhos de motorista.
    Eu tento colocar em prática as dicas do artigo, além de recorrer ao rastreador automotivo (http://www.ituran.com.br/produtos/rastreador-carros ). Fiz uma pesquisa antes de adquirir o equipamento e o que me chamou atenção é que caso o veículo seja roubado e não seja encontrado o segurado terá direito a 100% do valor da tabela FIPE do veículo. Para quem já sofreu com um roubo como eu, sabe que o beneficio é bom. Fica a dica.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *