6 acessórios de segurança indispensáveis para pilotar sua moto

6 acessórios de segurança indispensáveis para pilotar sua moto

Andar sobre duas rodas é muito prazeroso, mas é fundamental dispor de alguns acessórios de segurança para pilotar motos para garantir sua integridade física. Afinal, diferentemente de viajar de carro, ao andar de moto você fica mais exposto ao perigo, visto que não conta com uma lataria para te proteger.

Além disso, vale destacar que transitar de motocicleta devidamente equipado é lei, segundo o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro. Portanto, se você é apaixonado por passear com sua moto, não deixe de conferir este conteúdo. Nele, você vai conhecer quais são os seis itens indispensáveis para viajar com segurança. Confira!

  1. Capacete

É o acessório de segurança mais importante para pilotar motos. Isso porque ele protege partes vitais do corpo do motociclista: cabeça, pescoço, nuca e rosto em caso de tombo ou colisão grave. Não é à toa que a legislação determina seu uso. Por isso, quando for comprar o seu, escolha um modelo que se adapta mais ao seu estilo de condução. Algumas opções são:

  • capacete aberto: cobre somente a parte superior da cabeça. Indicado para passeios curtos;
  • capacete totalmente fechado: protege contra chuva, insetos e pedras. É ideal para utilizar em estradas;
  • capacete escamoteável: concede uma visão articulada e permite conversar sem remover o acessório. É recomendado para transitar em cidades;
  • capacete Off-Road: conta com uma queixeira mais alongada a fim de proteger o maxilar do usuário. É indicado para quem gosta de se aventurar fora da estrada, em terrenos com maior probabilidade de quedas.

Importante! Antes de comprar, verifique se o capacete traz o selo de aprovação do Inmetro. Isso vai comprovar sua eficácia na proteção contra impactos e evitar multas.

  1. Jaqueta

Ao comprar uma moto, a necessidade de ter uma jaqueta é praticamente instantânea — especialmente se você pretende “cair na estrada”.

Os modelos mais populares são os fabricados em couro. Essa vestimenta se faz necessária devido à sua versatilidade, já que além de garantir proteção contra a força do vento, evita exposição direta ao sol e impactos de detritos contra o corpo.

  1. Calça reforçada

Muitos motociclistas iniciantes se enganam com a capacidade de proteção de calças jeans por terem um tecido rústico, mas a realidade é que essa peça não protege direito em caso de queda.

Adquirir calças especiais para andar de moto é indispensável para garantir segurança, pois elas são fabricadas em tecidos resistentes à abrasão (raspagem) e protegem canelas, joelhos e quadril.

  1. Botas

Os pés são tão frágeis quanto a cabeça em caso de acidentes. Quando o piloto antecipa a queda, de imediato tenta evitá-la colocando os pés no piso, como uma reação de autoproteção. Porém, geralmente o peso da moto é excessivo para que ele possa se sustentar. Ou seja, se os pés e tornozelos não estiverem protegidos, a incidência de escoriações graves ou fraturas é grande.

Sendo assim, escolha botas adequadas para essa prática e sempre adquira modelos que não têm cadarço para evitar que enrosquem na corrente.

  1. Óculos

Você já tentou conduzir uma motocicleta sem proteger seus olhos? Bom, não deveria cometer uma imprudência dessa natureza. O fato é que quanto mais rápido você estiver, mais difícil será mantê-los abertos. Além da força do vento, diversos detritos podem atingir suas vistas enquanto corre por aí. Desde poeira e pedriscos soltos no asfalto, até gravetos das trilhas.

Em razão disso, tenha — entre os seus acessórios de segurança para pilotar motos — bons óculos protetores. Afinal de contas, você precisa ter uma visão ampla e nítida para dirigir adequadamente.

  1. Luvas

Por fim, após cobrir todo o corpo, restam as luvas. Nesse aspecto, é fundamental compreender que elas não servem somente para manter suas mãos ilesas em caso de acidente. Esse adorno também aumenta a aderência das mãos no guidão, o que melhora muito o controle do veículo. Logo, escolha o modelo com cuidado.

E então, o que achou da nossa lista de acessórios de segurança para pilotar motos? Agora, basta que você selecione os itens que sejam compatíveis com o seu estilo de pilotagem para garantir a sua integridade física.

Se você gostou desta postagem, não deixe seguir nosso perfil no Facebook, no Instagram e no Twitter para acompanhar outras publicações!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *