4 dicas para fazer uma cotação de veículos que te ajude na compra

4 dicas para fazer uma cotação de veículos que te ajude na compra

Com tantos carros no mercado, a hora de comprar um veículo pode ser um prazer ou uma tortura se você não usar ferramentas adequadas. É preciso se atentar à diversas situações, como a credibilidade do vendedor e a regularização do automóvel, por exemplo. Além disso, você precisa saber qual veículo combina mais com o seu estilo de vida, considerando conforto e segurança. Por fim, é necessário fazer uma cotação de veículos adequada, que contribua para a decisão de compra de seu carro.

Neste post, portanto, vamos ajudar você a aprender as melhores maneiras de fazer essa pesquisa para adquirir seu próximo carro. Confira nossas dicas e faça uma boa compra!

1. Defina o estilo de carro ideal para você

Nossa primeira dica não se refere a saber exatamente qual modelo, cor ou marca de carro que você deseja comprar. O que queremos que seja feito é uma lista com tudo o que você acha importante para o seu automóvel.

Isso inclui as funcionalidades que ele precisa ter, adicionais que você considera ou não fundamentais, como ar-condicionado, vidros e travas elétricas, por exemplo, se ele terá câmbio manual ou automático, entre outras coisas.

Outro fator determinante é se você busca um modelo que comporte famílias grandes ou se pode comprar um mais compacto. Por fim, sua busca deve avaliar tecnologia, inovação, potência do motor e até o design. E não se esqueça que tudo isso interfere no preço.

2. Investigue os detalhes sobre os cuidados com o carro

Não é só o modelo, o ano e os acessórios que determinam o valor de um carro usado. É preciso investigar como foram os cuidados com ele, se todas as revisões estão em dia, bem como manutenções preventivas, se recebeu upgrades em relação ao modelo que sai de fábrica etc.

Tudo isso pode fazer com que ele custe menos ou mais, e, por isso, saber esses detalhes para que você consiga iniciar a sua pesquisa e fazer a cotação de veículos da forma mais precisa possível é fundamental.

3. Utilize ferramentas online que ajudem na sua cotação de veículos

A internet é uma importante aliada da cotação de veículos. Você já deve ter ouvido falar na Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que é a principal referência de preços de veículos do Brasil. Sabendo o carro, modelo e ano de fabricação, é possível ter uma base do valor que deve ser cobrado.

Lembre-se que esse preço pode variar conforme a região e o estado de conservação do veículo. Por isso, também é importante fazer buscas em sites de revendedoras que fiquem próximas à sua região. Isso ajuda muito na hora de comparar preços.

4. Verifique o tempo de uso e a quilometragem

Carros bem cuidados, com boa aparência e que receberam manutenção preventiva, podem ser muito bons e bem valorizados até os primeiros cinco anos de uso. Isso deve ser levado em conta na hora de fazer a cotação de veículos e comprar o seu usado, mas, o tempo de uso deve ser observado junto à outra informação muito importante: a quilometragem.

Quanto mais ele tiver rodado, maiores são as chances de desgaste do motor e das peças que o compõem, o que pode interferir diretamente no seu valor de mercado. O ideal é que você procure carros que tenham rodado até 50 mil quilômetros. Acima disso, podem dar dores de cabeça e muitas idas ao mecânico, que devem estar previstas em seu orçamento.

Para terminar, não deixe de investigar a procedência do carro, conferir a documentação e fazer a consulta por placa para saber se está tudo regularizado junto aos órgãos de trânsito.

E você, tem mais alguma dica útil sobre como fazer uma cotação de veículos de forma prática? Divida conosco a sua experiência deixando um comentário neste post!

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *