10 cuidados e itens de segurança que todo motociclista precisa ter

10 cuidados e itens de segurança que todo motociclista precisa ter

Quanto mais experiente você for, maiores são as chances de conduzir a sua motocicleta de forma segura. A experiência nos ensina a tomar certos cuidados, porém é sempre bom relembrarmos as atitudes que nos protegem no dia a dia, em ruas, avenidas e estradas.

Confira agora 10 cuidados e itens de segurança que todo motociclista precisa ter:

1. Use os equipamentos de segurança

Independentemente do trajeto ou da distância, você e o passageiro sempre devem sair com o capacete — este deve estar de acordo com a regulamentação vigente, ou seja, possuindo os adesivos refletivos que facilitam a sua identificação pelos demais motoristas.

2. Você precisa estar sempre visível

Continuando a dica anterior, sua roupa também deve ter detalhes refletivos. Para facilitar visibilidade em relação à sua presença nas ruas, ande sempre com o farol ligado para manter sua moto ao alcance do campo de visão dos outros motoristas. Evite também manobras que podem não ser percebidas pelos demais condutores.

3. Tenha muito cuidado com os cruzamentos

É chato parar a todo momento? Com certeza. Porém é fundamental respeitar a sinalização das vias. Quando estiver parado em um semáforo, evite arrancar assim que ele abra, pois da mesma forma que você atravessa no amarelo — quase vermelho —, outros podem fazer o mesmo e acabar colidindo com sua moto.

4. Não faça ultrapassagens nas curvas

As ultrapassagens nas curvas acabam limitando a sua visibilidade em relação aos demais motoristas, principalmente os que vêm pela pista oposta. Aguarde por um trecho que seja mais reto e realize a ultrapassagem em total segurança.

5. Não trafegue paralelamente a outros motoristas

Ao trafegar sempre ao lado de outro veículo, você acaba limitando o espaço suficiente para manobrar em caso de uma situação de emergência, como a presença de um obstáculo. Além de comprometer a sua segurança, você acaba afetando a dos demais motoristas.

6. Cuidado com os pontos cegos

Evite circular muito próximo a carros e caminhões, pois você pode acabar ficando no ponto cego desses veículos. Eles podem mudar seus trajetos, e, por não estarem vendo você, isso pode acabar provocando um acidente.

7. Evite as fechadas

O trânsito anda cada vez mais congestionado, pois há muitos veículos em circulação. Na ânsia de chegar mais cedo, quem está na motocicleta acaba arriscando a própria vida por meio de manobras ousadas, como as fechadas. Evite-as e proteja sua vida!

8. Redobre a atenção com o retrovisor

O retrovisor é o seu anjo da guarda, acredite! Esteja sempre observando tudo o que acontece à sua volta por meio do retrovisor, pois fazer qualquer manobra sem observá-lo antes pode acabar causando uma colisão por pura e simples falta de atenção.

9. Muita atenção com o piso molhado

Quando o piso estiver molhado, redobre sua atenção. Dirija com cuidado e seja suave nos comandos. A baixa aderência do solo faz com que os movimentos bruscos dos freios e acelerador levem a moto diretamente ao chão. O piso molhado tem uma fina lâmina d’água que o pneu da moto não consegue romper, causando instabilidade.

10. Aprenda a frear corretamente

Não basta acionar o freio, tem que fazer essa ação corretamente. O freio dianteiro deve ser acionado com mais ênfase, cerca de 70% em relação ao traseiro. O papel da roda traseira é equilibrar a freagem.

Com esses cuidados e itens de segurança, todo motociclista pode garantir que os seus trajetos sejam percorridos com mais tranquilidade.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e faça com que mais motociclistas possam trafegar em segurança!

 

Autor

O Carcheck é uma ferramenta que visa a segurança na negociação de veículos usados, permitindo ao consumidor analisar cuidadosamente vários indicadores de segurança além de toda a trajetória do veiculo desde o seu primeiro registro junto aos órgãos competentes(Detran, Denatran, Dnit, Financeiras e etc) até o dia da aquisição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *